Shinbukai Dojo

Dojo [道場]

Do [道], que significa “caminho” e Jo [場], que significa “um lugar”, é o “lugar do caminho” ou “lugar da iluminação” – é a sala usada para o treinamento das Artes Marciais.

O termo foi emprestado do Zen Budismo, significando lugar de iluminação, onde os monges praticavam a meditação, a concentração, a respiração, os exercícios físicos e outros mais.

Muito mais do que uma simples área, o Dojo deve ser respeitado como se fosse a casa do praticante. Por isso, é comum ver o praticante fazendo uma reverência antes de adentrar, tal como se faz nos lares japoneses.

Em um Dojo é normal o praticante sempre meditar antes de começar a praticar, pois acredita-se que limpa a mente e esquecem-se todas as preocupações e frustrações e entra-se em harmonia com o seu corpo aprendendo-o a controla-lo, não só o corpo como também sua respiração e sua mente.

Ao adentrar e ao sair do Dojo, fazer reverência. Quando estiver entrando, a reverência representa seu sentimento de solicitação, de humildade. Quando estiver saindo, representa seu sentimento de gratidão.

Quando o Sensei estiver dando orientações, permanecer em Seiza (ajoelhado) e após o término, agradecer com uma reverência. Permanecer nessa posição demonstra humildade para receber os ensinamentos.

Nosso Dojo


O Shinbukai Dojo possui uma área de treinamento coberta por tatamis revestidos por lona emborrachada, tornado a prática excelente para artes marciais. O mesmo conta com uma decoração aos moldes do Dojos tradicionais japoneses fazendo com que a prática dos treinamentos seja desenvolvida em um ambiente tranquilo e agradável.

O Dojo conta com dois banheiros e dois vestiários divididos em masculino e feminino

Conversar no Whatsapp
Oi
Podemos ajudar?