Shinbukai Dojo

Nossa História

Nossa história inicia com a chegada de Sensei Yoshiharu Miyakawa ao Brasil em 1976 para ser um dos designers automotivos da General Motors do Brasil, em São Caetano do Sul – SP. Aluno direto do Sensei Hideo Ochi (JKA), passou, a convite do diretor de esportes da Associação Desportiva General Motors – ADCGM, a ministrar o ensino e realizar treinamentos de Karate-Do no clube destinado aos empregados da empresa, familiares e a moradores da cidade. Assim, neste mesmo ano, funda nas dependências do Clube da GM o RYOKUKAI KARATÊ DOJÔ BRASIL.

Inúmeros foram os passaram pelos ensinamentos do Sensei Miyakawa, os quais receberam com dedicação as técnicas e treinamentos nos mesmos moldes de seu país natal. Por quase duas décadas ali formou grandes karatekas e foi destaque da modalidade na cidade de São Caetano do Sul, quando então deixou o Brasil, por motivos profissionais, para fixar residência na Europa. O RYOKUKAI KARATE DOJO BRASIL, então, foi transferido pelo Sensei Miyakawa a seu mais antigo aluno e braço direito, Severino Filho, o qual passou a ser o responsável pela perpetuação do dojo e dos ensinamentos legados por seu mestre.

Sensei Severino, atento em manter as tradições e qualidade técnica do Karatê tradicional recebidos, passou a treinar junto com William Tavares (ainda criança) sob a orientação de Sensei Luís Untem, o qual, por sua vez, lhe apresentou ao Sensei Fumio Issa, representante no Estado de São Paulo da escola do Grande Sensei Sadamu Uriu, pioneiro e introdutor do Karate Shotokan no Brasil na década de 50. Assim, uma nova era de ouro se inicia dentro do Ryokukai Karate Dojo Brasil. Acolhido por Sensei Uriu, Sensei Severino se torna membro da diretoria do Estado de São Paulo ao lado de Sensei Untem, Sensei Fumio Issa, Sensei Lúcia Sakagawa, Sensei Paulo Yamaguchi e Sensei Mário Fukui. Muitos dos cursos e treinamentos patrocinados pelo Sensei Uriu por meio da vinda de grandes mestres ao Brasil passam a ser ministrados nas dependências do Clube da GM, em consideração e respeito conquistado pelo Sensei Severino. Puderam ter o privilégio de receber mestres como Asai, Kato, Bruno Koller, e, entre muitos outros, o próprio Sensei Uriu.

O Dojo Ryokukai passa a se destacar em eventos, cursos, treinamentos e campeonatos regionais e nacionais promovidos pela federação. Uma nova safra de karatecas é forjada no Dojo Ryokukai e sagram-se campeões paulistas e brasileiros. Praticantes do Dojo Ryokukai passam a compor a seleção paulista. Ao lado do Sensei Severino, William Tavares surge como destaque e inicia a auxiliá-lo nos treinos do dojo. Paralelamente, recebe autorização para ensinar Karate em escolas particulares, passando, assim, a também formar novos alunos.

No início dos anos 2000 o Clube GM limita as atividades de artes marciais e outros esportes somente aos empregados da montadora, fazendo com que muitos dos praticantes do Dojo Ryokukai não mais continuassem seus treinamentos, já que instalado nas dependências do clube. A partir deste evento, William Tavares, recém ingressante na faculdade de Educação Física e sob a orientação do Sensei Severino e Sensei Untem, passa a ensinar Karate também em academias e na própria Faculdade que ingressara, formando, assim, novos alunos. Junto a estas atividades intensifica seus treinamentos e sagra-se, em 2002, Tetracampeão Brasileiro de Karate.

Em 2005, o já Sensei William Tavares, em um curso ministrado pelo Sensei Uriu, é aprovado em avaliação para instrutor e recebe do mesmo a autorização para fundar seu próprio dojo, o que de fato ocorre e recebe o nome de SHINBUKAI DOJO (Escola do coração de guerreiro) por batismo do próprio Sensei Uriu. A partir deste momento, Sensei William Tavares intensifica mais ainda seus treinamentos com Sensei Uriu, o qual já treinava com o Mestre desde cedo. O Shinbukai Dojo, extensão e sucessão do Dojo Ryokukai, recebe os antigos praticantes e, junto com os novos alunos, formam uma grande escola de Karate.

Após mais de 25 anos, o Shinbukai Dojo teve a honra de receber a visita do Sensei Miyakawa, o qual reencontrou seus antigos alunos e demonstrar a ele que todos os valores e tradição do Dojo Ryokukai foram perpetuados.

A possibilidade de voltar a treinar o antigo mestre foi extremamente empolgante, e para Sensei Miyakawa, extremamente gratificante, pois teve a certeza que as sementes no Brasil plantadas rendem até hoje excelentes frutos. O Dojo Ryokukai hoje é o Shinbukai Dojo. Nesta casa, antigos e novos aficionados do Karatê dedicam-se para se aperfeiçoar nesta magnífica arte marcial.

Conversar no Whatsapp
Oi
Podemos ajudar?